terça-feira, 29 de setembro de 2009

Entrevista: Omar Sabbag Filho

Em seu primeiro mandato como vereador de Curitiba, Omar Sabbag Filho tem em seu nome a tradição da política. Filho do ex-prefeito da capital Omar Sabbag (1967-1971), o parlamentar de 56 anos traz em sua bagagem a experiência na área pública e acadêmica, com anos de contribuição como mestre na UFPR. O tucano preside o Instituto Teotônio Vilela (ITV) de Curitiba e na Câmara Municipal integra a Comissão Permanente de Urbanismo e Obras Públicas e também, a Comissão Especial para Assuntos Relacionados à Copa do Mundo de 2014. Junto com outros vereadores é pioneiro na criação de um grupo de estudos de Boas Práticas Parlamentares. Ele contou a JPSDB Curitiba como é sua administração como vereador e os planos para o desenvolvimento da cidade para os próximos anos. Confira!

JPSDB Curitiba: Omar, com a sua formação em Engenharia Civil é essencial sua participação na Comissão Permanente de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara Municipal. Qual o papel do vereador neste contexto?
Omar Sabbag Filho: Na Comissão Permanente de Urbanismo e Obras Públicas são discutidas questões ligadas à dinâmica da cidade. O posicionamento que o grupo, integrado por mais quatro vereadores, vem assumindo é de compreensão da cidade inserido em um contexto metropolitano.

JPSDB Curitiba: Outra Comissão na qual você integra é para Assuntos Relacionados à Copa do Mundo de 2014. Qual a importância do evento para a juventude?
Sabbag: A Copa do Mundo trará para Curitiba um impacto positivo para toda economia. Para a juventude haverá um espaço de oportunidades de trabalho nas áreas do turismo, hotelaria, comércio, serviços em geral. É com os nossos jovens que será possível dar conta do contingente de turistas na cidade, sendo através de contratação pelos estabelecimentos ou trabalho voluntário.

JPSDB Curitiba: Muitos investimentos serão necessários para Curitiba estar em plenas condições de uma cidade-sede. Como serão capitalizados esses recursos?
Sabbag: É compromisso do Governo Federal uma vez selado junto à FIFA seu contrato de sediar a Copa do Mundo, destinar recursos para a infra-estrutura das cidades-sedes. Outras partes do investimento total são provenientes do município e de parcerias público-privadas. Isso acontecerá, por exemplo, com a obra do Metrô Curitibano.

JPSDB Curitiba: Aproveitando a deixa, Sabbag como você avalia a implantação do metrô?
Sabbag: Antes de responder à pergunta, gostaria de enfatizar que sou participante da Comissão para Assuntos Relacionados à Copa pela minha formação profissional. Desde minha juventude tenho uma ligação muito forte com a cidade. Eu tive a oportunidade de conhecer a história de Curitiba com profundidade desde os anos 60, quando meu pai foi prefeito, e também quando fui Secretário de Obras Públicas no início dos anos 80. Hoje estamos dando um passo à frente na gestão do prefeito Beto Richa com a implantação do metrô, como foi dado em 1974 com a criação do primeiro eixo do ônibus expresso Norte/Sul. É só você pensar na quantidade de veículos que a cidade terá daqui há 10 anos. Uma iniciativa como esta é necessária, visto que, o principal eixo de ônibus da capital (Santa Cândida - Pinheirinho) atende a 420 mil passageiros por dia. Isso é mais do que suficiente para viabilizar a linha do metrô. Outras linhas no país, já foram viabilizadas com a metade desse número.


JPSDB Curitiba: Vereador gostaria que você nos contasse sobre o grupo de estudos de Boas Práticas Parlamentares. Qual é o objetivo?
Sabbag: Nós [o grupo] entendemos como boas práticas parlamentares todo o tipo de ação no exercício do mandato que o vereador possa ter. Isso vai desde a formulação de seus projetos de lei até a forma que o parlamentar se posiciona perante a coletividade. É um esforço para rever como as coisas são feitas hoje, para que a gente possa aprender com elas, propor melhorias e fazer com que o parlamento se torne cada vez mais uma referência de qualidade, de atuação constitucional e acima de tudo de ação republicana em favor dos interesses da população.

JPSDB Curitiba: O seu trabalho junto a grupos de estudos ligados a política é desenvolvido também no Instituto Teotônio Vilela (ITV) de Curitiba. O que o ITV tem como propósitos?
Sabbag: O ITV é uma instituição ligada ao PSDB que têm por objetivos capacitar a sua militância, compreender a dinâmica da Social Democracia e assim ser um fórum de discussão e de aperfeiçoamento para a melhoria contínua da prática pública no país.

JPSDB Curitiba: O ITV realiza parceria com a Juventude Tucana?
Sabbag: Desde o ano passado, o Instituto Teotônio Vilela é parceiro da JPSDB Curitiba. Foram realizadas palestras de formação política com importantes representantes públicos do Paraná, como os deputados federais Gustavo Fruet e Affonso Camargo, e com um dos fundadores do PSDB, Euclides Scalco. Além disso, temos representantes da juventude junto ao ITV. No último dia 12 de setembro, realizamos a aula inaugural do Laboratório de Aprendizagem Política à Distância (E-Lap) em parceria com as Juventudes de Curitiba e da Nacional.

Mais informações: http://www.omarsabbagfilho.com.br/
Fotos: JPSDB Curitiba.

Um comentário:

Ricardo disse...

Excelente! Mais uma vez o vereador Omar Sabbag demonstra sua competência. Tenho certeza que todos os seus eleitores, assim como eu, estão orgulhosos por terem votado certo nas eleições de 2008.