segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Parabéns ao Estado do Paraná!



Hoje, dia 19 de dezembro de 2011, o Estado do Paraná comemora seu aniversário de emancipação política. Nesta exata data, há 158 anos, foi declarada a separação do Paraná da então Província de São Paulo, garantindo aos Paranaenses a autonomia política e governamental pela qual tanto almejavam.

Este fato é de conhecimento da maioria da população paranaense. Todos os anos ele é noticiado nos jornais e comemorado com um feriado estadual.

O que poucos sabem é que a emancipação do Paraná se iniciou mesmo 32 anos antes. Foi exatamente em 15 de julho de 1821, quando o Brasil sequer havia conquistado sua independência de Portugal, que três paranaenses partiram de Paranaguá, no litoral, para exigir a emancipação do Paraná.

Naquele dia, Francysco Gonçalves da Rocha e Floriano Bento Viana, sob a liderança de Inácio Lustosa de Andrade, apresentaram às autoridades do Império a Petição pela Emancipação do Paraná. Na época, as lideranças políticas brasileiras prestaram juramento à Constituição Portuguesa.

"Ilustríssimos Senhores, temos concluído com o nosso juramento de fidelidade e agora queremos que se nomeie um governo provisório que nos conduza em separado da Província de S. Paulo; Tornam-se os nossos recursos morosos e cheios de desespero e que de tudo dê-se parte a sua Majestade"

A Petição foi negada pelas autoridades. Mas nem por isso o movimento desistiu, muito pelo contrário. Um ano depois o Brasil alcançou sua independência e passou a ter seu próprio Parlamento, suas próprias regras, suas próprias peculiaridades políticas.

O movimento encabeçado por Inácio Lustosa de Andrade cresceu, tomou corpo e ganhou adeptos em vários outros locais do país. Ao ver a força crescente do movimento paranaense, outros povos brasileiros também passaram a desejar sua emancipação.

Trinta e dois anos depois, após vencer inúmeros obstáculos e boicotes de Parlamentares Brasileiros que obstruíam as votações, finalmente o Paraná alcançou sua emancipação política.

O sonho de Inácio Lustosa havia finalmente sido alcançado aos 19 de dezembro de 1853. Desde então o Paraná tem sido berço de grandes lideranças políticas nacionais.

Mais do que isso, o Paraná tem sido o berço de lutas políticas que mudaram o país, como o movimento das Diretas Já, lançado na Boca Maldita em Curitiba.

Inácio Lustosa sonhou um Novo Paraná há 158 anos. Um Paraná grande, forte e na vanguarda política. Inácio Lustosa queria um Paraná de ética, competência e honra.

Cento e cinqüenta e oito anos depois podemos olhar para o passado e ver que a história de nosso Estado consagrou o sonho daqueles três homens que partiram de Paranaguá com um único objetivo: conquistar autonomia, independência e liberdade para o Paraná.

Quatro gerações da família Lustosa de Andrade se passaram nestes 158 anos. Inácio Lustosa de Andrade tinha a certeza da independência política e convenceu o povo paranaense de que isso era possível indo às ruas chamá-los para participar do movimento.

Eis que, 158 anos depois o Paraná novamente se depara com um chamado. O povo deste Estado é convocado a ajudar na reconstrução política do Paraná. O descaso dos últimos anos tirou nosso Estado do destaque nacional.

Mas o povo paranaense não se deixa abater facilmente. Há 158 anos provamos diariamente que o Paraná não tem medo do desafio. Pelo contrário, onde muitos vêem crise e obstáculos o povo vê oportunidades.

Temos a mesma certeza que Inácio Lustosa de Andrade teve há exatos 158 anos: o Paraná é liderança, grandeza e força. É uma idéia em permanente construção, mas que veio para ficar. Como diz a canção: “força não há, capaz de enfrentar uma idéia cujo momento tenha chegado”.

É chegada a hora do Paraná novamente ocupar posições de destaque no cenário político, social e econômico. E assim será, pois ao Paraná não será jamais negada a conquista daquilo que deseja.

Muito Obrigado Inácio Lustosa de Andrade e seus liderados Francysco Gonçalves da Rocha e Floriano Bento Viana.

Parabéns ao Estado do Paraná!!!



Curitiba, 19 de dezembro de 2011.



Felipe Nasser Daher
Presidente da JPSDB Curitiba

Nenhum comentário: