quarta-feira, 11 de junho de 2014

Por que estamos aqui?


O Brasil inteiro clama por mudanças e os motivos são óbvios. De tão óbvios que são, não acredito ser necessário dedicar-me aqui a fazer um resgate de todos os assuntos que exigem estas mudanças emergenciais. Neste espaço vou me propor apenas a esclarecer o que o PSDB tem a oferecer ao Brasil.

Nada é mais importante do que zelarmos pela nossa liberdade no momento em que assistimos, novamente, sua democracia ser ameaçada pelo populismo autoritário em pleno século XXI. O PSDB oferece ao Brasil a alternativa da escolha por um partido sem a subordinação ideológica atrasada, sem a obsessão pelo poder e sem o messianismo característico dos autoritários.

O PSDB oferece ao Brasil a defesa intransigente das instituições mantenedoras do Estado Democrático de Direito, a alternativa moderada e pautada no diálogo e sem maniqueísmos. Por mais imperfeito que o partido possa ser, não estamos aqui para vender ilusões ou mentiras escabrosas para alcançarmos e nos perpetuarmos no poder.

Estamos aqui para oferecer um partido plural, capaz de receber dentro de sua própria estrutura pessoas com pensamentos divergentes, mas capazes de promover o bom diálogo respeitoso acerca dos desafios a serem encarados pelo país.

Estamos aqui para garantir que todos possam dialogar, concordar e discordar, sem que a imposição arbitrária e ideológica acabe por impedir que sejamos capazes de compreender a dinâmica sociedade na qual vivemos. Uma sociedade que passa por mudanças cada vez mais rápidas e que exige que todos nós sejamos capazes de nos adaptarmos para vencermos sempre os novos desafios que se impõem.

Estamos aqui para oferecer à sociedade brasileira um espaço capaz de aprofundar a democracia e avançar no processo civilizatório o qual nossa sociedade necessita.

O PSDB serve, desde sua fundação, ao sonho de construirmos uma sociedade livre, na qual as relações humanas sejam pautadas no respeito mútuo entre todos os cidadãos, independente de suas mais intensas divergências. A cultura do respeito é imperativa no PSDB, e aqui jamais será dado espaço a radicalismo de qualquer natureza, pois entendemos que foram a partir dos radicalismos que nasceram - e que sobrevivem até hoje - as maiores violências, covardias e infâmias protagonizadas pela humanidade.

O PSDB entende que, não só o Brasil, mas o mundo precisa de mecanismos capazes de manter sempre afastados do poder os que pretendem dividir a humanidade. Pretendemos que no lugar destes, o poder esteja sempre nas mãos dos que promovem a união e a convivência livre e pacífica tão sonhada pelos seres humanos.

Por fim, estamos aqui em 2014 para oferecer ao Brasil a possibilidade de retomarmos a construção desta sociedade, pois hoje o Brasil está cada vez mais distante destes velhos sonhos e desejos de quase 200 milhões de brasileiros.

Pela liberdade, pela democracia, e pela tão sonhada alegria de ser brasileiro com dignidade, o PSDB está aqui!


Paulo Krüger,
Cientista Político e Presidente da Juventude do PSDB de Curitiba.

Nenhum comentário: